quinta-feira, 20 de março de 2014

When I Come of Age

Linda faixa gravada nos anos 70 pelo jovem Michael só foi lançada em compilação de 1986


Sabe quando você é criança e se imagina o que vai ser quando crescer, o que vai fazer quando for grande? E aquela menina que você gosta ou finge namorar, e você comenta com seus pais que vai casar com ela quando crescer? Pois bem, ”When I Come of Age” (literalmente se traduz “quando eu for grande,” “quando eu tiver idade”) é um perfeito exemplo disso, e também um imenso disparate nostálgico.

Michael, até então entre 13 e 15 anos, canta as palavras tão suave e inocentemente que nossos tempos de criança voltam ecoando na memória e até nos força a dar aquele sorrisinho de lado ao recordar de nossos anos de escola, inocentes, despreocupados e ingênuos, da infância.


Looking Back To Yesterday - 1986
Considerando esta sensação pacífica de nostalgia que a música traz, me pergunto porque foram lançá-la apenas quase 20 anos após sua gravação em estúdio. A faixa, solo de Michael Jackson, foi gravada entre 1969 e1973 e lançada apenas em 1986, na excelente compilação “Looking Back To Yesterday,” que, por sua vez, espanava ótimas faixas solo de Michael e junto ao Jackson 5 nunca lançadas até o momento. Michael, por volta desta época, já colecionava prêmios e Grammy’s originários de sua obra prima Thriller e de seu single beneficente “We Are The World,” portanto o álbum foi interessante para os fãs e o público relembrarem dos tempos do pequeno Michael black power na televisão em frente a seus irmãos, de alguns muitos anos antes.

Hal Davis, o trintenário da Motown grande culpado por alavancar a carreira do Jackson 5, também foi o responsável pela produção da canção e de parte da compilação.

A letra contém relatos do jovem garotinho imaginando o que vai ser quando crescer e se continuará com sua amada, mas sua inocência de criança entra no caminho e ele imagina futuros de magia e fantasia. Por exemplo, em certos trechos, Michael se pergunta se será um astro do cinema ou um capitão de um gigante navio ou um astronauta que vai de
foguete até a lua. Isso me levou a pensar que, realmente, ele chegou a fazer tudo isso quando adulto, ao menos figurativamente falando. Ele foi um astro de cinema em filmes como The Wiz e Moonwalker. Ele chegou a ser um respeitado capitão em Captain Eo, mesmo que não tenha sido de um navio, e sim de uma nave, mas esclarecendo que, em inglês, “ship” pode ter ambos significados. E ele pode não ter virado astronauta e pisado fisicamente na lua, mas caminhou por ela em centenas de palcos mundo afora com seu moonwalk.

“When I Come of Age” com certeza figura entre as faixas mais lindas, singelas e tocantes, seja da carreira do pequeno Michael ou do grupo de irmãos. Em tempos atribulados e muitas vezes lastimáveis, essa música, em conjunto com a voz, tem o poder de nos fazer acreditar em nós mesmos ao relembrarmos de nossos dias mais calmos com nossas mentes mais inocentes e deixa claro que, assim como Michael tinha, é possível ter nossos momentos de criança mesmo agora. Sinta essa vibe ouvindo-a logo abaixo.




Um comentário:

  1. Daniel você é demais, você ta de parabéns por nos fazer sempre lembrar que existiu um rei do pop internacional, mas que fez nossos corações sentirem todas estas emoções.
    vou lhe contar um segredo, quando o Michel Jackson morreu eu senti muito mais do que quando a minha mãe se foi, por que eu vivi ouvindo mais as musicas dele do que na companhia da minha mãe que morava em são paulo e eu em minas. quando eu te conheci pela internete você ainda era muito pequeno, mais um dia eu vou te conhecer pessoalmente , tá combinado meu eterno amigo.

    ResponderExcluir