quinta-feira, 11 de abril de 2013

Michael Jackson: solo ainda criança

Os primeiros discos da carreira solo do Rei do Pop tão pouco comentados pela crítica em geral.

Era (e ainda é) extremamente complicado encontrar análises da carreira de Michael que levam em conta apenas sua carreira musical. A maioria foge do foco somente para “escrachá-lo” em matéria de acusações, mudança da cor de pele, excentricidades etc. Ao menos até o falecimento do astro, todas análises que deveriam focar-se na carreira, álbuns e música, sempre acabavam por alfinetá-lo de alguma forma em algum quesito negativo, e isso acaba por decepcionar os fãs.
Criei logo abaixo uma análise mais detalhada dos primeiros álbuns do jovem Michael Jackson, antes de se tornar o megastar Rei do Pop depois de Thriller, e ainda o garoto prodígio líder do Jackson 5. Tais álbuns, muito pouco comentados, foram lançados de 1971 a 1984.
Acompanhe.


Got To Be There – 1971

Lançado no final do ano de 1971 (algumas fontes marcam 1972), o primeiro disco solo de Michael, ainda com carreira paralela com os irmãos no Jackson 5, mostrou ao mundo que o pequeno garotinho carismático conseguia escalar as paradas de sucesso sem a companhia de seus irmãos sorridentes ao lado.
Os maiores sucessos do disco foram a tema Got To Be There e I Wanna Be Where You Are, esta última passando por regravações brasileiras, na voz de Patrícia Marx e até de um grupo de pagode. Ain’t No Sunshine, original de The Temptations, abre o disco com a linda interpretação de Michael ao clássico.
O pequeno artista, ainda criança, tinha a idéia de apresentar Got To Be There nos shows usando a boina da capa do álbum, porém os responsáveis nunca permitiram que passasse apenas de uma idéia.


Ben – 1972

Tema do filme de mesmo nome, Ben exalta a amizade e companheirismo, embora o personagem que Michael se refira na música seja um rato. A história também remete ao fato que Michael tinha ratinhos de estimação, e muitos afirmam que a música é para um dos ratinhos de Michael, porém é apenas uma grande coincidência, sendo que a letra não é composta por ele.
O álbum também estrela outra composição original da banda The Temptations; Michael interpreta de sua maneira a romântica My Girl.
Uma curiosidade é que este álbum contém uma faixa de mesmo nome de uma atual de Justin Timberlake, a What Goes Around Comes Around.


Music & Me – 1973

Tendo apenas dois grandes sucessos, sendo estes a tema Music And Me e Happy (tema do filme biográfico de Billie Holiday, “Lady Sings The Blues”, estrelando Diana Ross) Music & Me foi o último álbum solo de Michael em sua fase infantil, acabando por fechar a infância com um álbum de pouca repercussão.
Muitos confundem este álbum com a coletânea de mesmo título lançada em 2000, com uma capa diferente, sendo que o disco inédito de 1973 é o da capa verde com Michael tocando violão. (foto à direita)



Forever, Michael – 1975

Este seria o último álbum solo de Michael lançado pela gravadora Motown Records. Um ano depois, em 1976, ele e seus irmãos estariam debandando para a Epic Records, futura Sony, justificando falta de liberdade para criar seus trabalhos.
Já com a voz mais madura de um adolescente de 17 anos e com a banda prestes a mudar de nome (para The Jacksons) e gravadora, suas músicas One Day In Your Life e We’re Almost There foram as mais tocadas e comentadas do disco.



Farewell My Summer Love – 1984

Um dos álbuns mais raros de Michael em sua carreira solo criança, Farewell trata-se de uma compilação de 9 faixas gravadas por Michael entre 1973 e 1974, as quais haviam sido perdidas pela gravadora Motown e reencontradas pela mesma por volta de 1984. Com uma mixagem extra na voz e na instrumental das faixas, mesmo com o astro fora da gravadora e no topo do mundo após Thriller, a Motown lança o álbum Farewell My Summer Love, bem recebido pelos fãs por se tratar de faixas inéditas do jovem Michael.




Aqui termina a análise dos álbuns “pré-rei do pop” de Michael Jackson. Espero que tenham gostado e comentem de qualquer forma!

Curta nossa página no Facebook: MJFanForum.


*Criei este post enquanto ouvia a excelente coletânea The Jackson 5 – Ultimate Collection!

2 comentários:

  1. Comprei recentemente um CD chamado ''Michael Jackson Love Songs'', com 14 faixas da época pré-rei do Pop de 2002- Motown Records. Amei !
    Geneve- MHB.

    ResponderExcluir
  2. É possível achar esses CDs do rei do pop, em seu canal no YouTube? Se sim, me manda o link do canal. Obrigado!

    ResponderExcluir