domingo, 4 de dezembro de 2011

Arnaldo Jabor: crítica sobre Michael Jackson

Com críticas negativas e baseadas nos meios mais anti éticos possíveis, Arnaldo Jabor mostra ao comentar de Michael Jackson a dificuldade de se confiar em uma fonte informativa da mídia

Foi na Rede Globo de televisão que o antes considerado por mim jornalista Arnaldo Jabor resolveu soltar sua crítica a respeito do julgamento do já condenado médico cardiologista Conrad Murray, pela morte prematura de Michael Jackson.


Arnaldo Jabor é um dos mais reverenciados e inteligentes do ramo da crítica e jornalismo e, por ser afiliado da Globo, poderia buscar fontes de notícias concretas e confirmadas, mas não é isso que aparenta. Em sua costumeira crítica ao final do Jornal da Globo, Jabor soltou altos comentários negativos em relação a Michael Jackson, comentários estes retirados estritamente de tablóides e publicações de fofocas, focadas exclusivamente em divulgar matérias inventadas falsas e degradantes sobre o astro. Uma surpresa, pois não é o que se espera de um jornalista com o nível e experiência de Jabor.

Acredito que seu erro foi de embarcar naquilo que o povo quer ouvir. Sim, porque o fato dos tablóides serem mentirosos e a imprensa marrom¹ publicar criações pejorativas sobre Michael é conhecido somente pelos fãs mais ardorosos e conhecedores assíduos do artista. Para o público, considerado leigo e facilmente manipulado por essas revistas, este fato é praticamente nulo e não é levado em conta. Logo, o comentário de Jabor acaba causando sim muita má impressão de Michael Jackson para o público, com insinuações de que Jackson “quis ficar branco e até mesmo virar mulher,” os mesmos retirados diretamente de publicações de pouca credibilidade.

O que nos deixa a pensar que não existe jornalismo confiável. Se é isto que a Rede Globo leva ao ar, o que nos leva a crer que o resto da programação informativa é real?


¹ Imprensa marrom é o termo usado para classificar o tipo de jornalismo que se constrói baseando-se em informações falsas e inventadas, em sua grande maioria pejorativas e ofensivas, publicando-as em revistas estilos tablóides e de fofocas de celebridades.

3 comentários:

  1. É Dani, no dia em q Jabor esse monte de baboseiras negativas sobre Mike, fiquei revoltada e indignada. Como vc, o tinha como um dos melhores JORNALISTAS brasileiros. Hj decepcionada. Mas graças a Deus temos vc, que faz td em pról da DIGNIDADE de um VERDADEIRO Rei...MICHAEL JACKSON!!! Obrigada por td.

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. ainda bem que nem vi Jabor falar estas barbaridades... deveria se retratar.. apesar que faz um tempinho que ele anda só falando abobrinha.. nem tenho visto ele mais no Jornal da Globo... acho que andou falando besteiras demais...

    ResponderExcluir
  3. Me parece que realmente Jabor foi afastado do Jornal da Globo... acho que viram que está gagá e só falando asneira... de uns tempos para cá percebi que só saia besteira de sua boca.. Pena.. um grande jornalista, mas deveria se aposentar... eu estou me aposentando.. porque ele não?

    ResponderExcluir