quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Vida de Um Ícone: primeiras impressões.

Graças as minhas legendas, tive a honra de ser um dos convidados a comparecerem no café da manhã especial da produtora de filmes Universal Pictures que celebra o lançamento do DVD e blu ray Michael Jackson: A Vida de Um Ícone. Segue o trailer abaixo para rápida conferida:


Logo de cara vê-se que o amigo de longa data de Michael Jackson, David Gest, é o responsável pela direção e propósito do projeto, por tal fato é de se esperar que se saia algo livre de matérias de tablóides e alfinetadas. E saiu.

Com depoimentos de artistas e parentes que quase nunca se pronunciam abertamente sobre Michael (exemplos são Whitney Houston, Dionne Warwick, o irmão e irmã Tito Jackson e Rebbie Jackson, compositores da Motown Records, Bobby Taylor etc), o DVD espana com detalhes todo o louvor da época do Jackson 5, contando realmente desde o ponto inicial da história dos Jacksons. Inclusive o documentário estrela fotos nunca antes vistas da época. Considero este inicio a segunda parte mais positiva para Michael Jackson do filme inteiro.

Capa original do DVD

Um dos poucos pecados que o vídeo cometeu foi contar com detalhes toda a carreira de Michael passando por Jackson 5, The Jacksons e Michael Jackson carreira solo, porém pausando a trajetória em Thriller e já pulando para as benditas acusações de 1993, casamento, filhos, controvérsias, 2005 e assim vai. Porém isso seria muito preocupante se a fonte reprodutora do material tivesse sido alguma emissora ou jornal tabloidesco. Foi exatamente o oposto, pois agora estão ali pessoas para contar a mais absoluta verdade, prontas para defender Michael e revelar desabafos do artista aos familiares e amigos mais próximos. O resultado foi magnífico, principalmente para desmascarar monstros como Tom Sneddon e ainda trechos do advogado de defesa Tom Mesereau justificando o julgamento.

Capa da biografia não autorizada
de J. Randy Taraborrelli

Para o desgosto de alguns fãs, grande parte do DVD é narrado pelo biógrafo não autorizado de Michael Jackson, J. Randy Taraborrelli, autor de uma das biografias mais vendidas sobre Michael, Michael Jackson: A Magia e A Loucura. No entanto, não há nada a temer. Até porque a participação do autor no vídeo conta com o áudio de uma das entrevistas dele com Michael pra lá de inédita.

Altos momentos são revelados também referentes ao show comemorativo dos 30 anos de carreira de Jackson, em 2001, no Madison Square Garden, Nova York, o que não é de se surpreender, já que foi o próprio David Gest o responsável pela realização do evento. Embora creio que todos os que assistiram o show, em especial os fãs, notaram algo 'diferente' em Michael naquele espetáculo.

Bom, paro por aqui meu relato a respeito desse documentário que com certeza é o melhor OFICIAL já lançado em termos de contar a verdade e mostrar quem realmente foi Michael Jackson, algo que sempre foi muito raro e carente em meio a mídia especializada.

O DVD e blu ray já encontra-se disponível para pré venda em alguns sites como Videolar com valor em torno de R$40,00.
O lançamento oficial para todas as lojas está marcado para dia 17 de novembro de 2011.

O verdadeiro legado de Michael Jackson

Moonwalk? Thriller? Black or White? Pense novamente.

Após a volta do anjo pro céu em junho de 2009, o termo ‘legado’ passou a ser ouvido em transmissões de rádio e exibido em programas televisivos. Homenagens, tributos, documentários, retrospectivas, todos os tipos de materiais relacionados a Michael Jackson citavam a mesma dúvida: como fica o legado do Rei do Pop?

Mas a questão a ser levantada é que o termo ‘legado’ varia de acordo com a pessoa que lê sobre o assunto.

Em geral, quando um artista morre, a música e o estilo que ele carrega levam o nome de legado, e cabe a sucessores e fãs levar a frente o trabalho do cantor.
No entanto, quando se trata de Michael Jackson (assim como cada aspecto de sua vida) o sentido é maior e mais importante. Sim, porque quando se dirige a palavra ‘legado’ a Michael Jackson, você não se refere apenas a música. Com certeza ele foi e sempre será o maior dançarino e músico de todos os tempos, além de revolucionário nos quesitos de dança, música, vídeo clipes e arte musical em geral (vide obras revolucionárias como Beat It, Bad, Thriller e Black or White). E embora não exista sucessor a altura, todo o trabalho e obra de Michael prevalecerá para sempre, pois ele sempre será citado e lembrado por conta de seus clipes, letras e passos de dança inigualáveis. Mas é aí que o termo ‘legado’ se amplia, porque Michael deixou sim sua marca no mundo, mas não apenas como artista. Ele deixou um rastro de cura e ajuda por todo o planeta, e perpetuar essa parte de seu legado ao mundo após sua morte fica por conta de seus verdadeiros e mais leais fãs, que compreendem sua mensagem de paz e procuram sempre levá-la adiante.

Um bom modo de começar é divulgando seu legado de paz por intermédio das mensagens em suas próprias canções, como Heal The World e Earth Song. A partir daí, quando se estuda letras desse tipo, fica fácil visualizar a tamanha dedicação de Michael, como quando ele fazia a sua Fundação Heal The World percorrer os quatro cantos do mundo em busca de órgãos e alimentos para crianças e pessoas necessitadas de vários países ao redor do globo.

Só vendo assim se compreende a enorme dimensão do ‘legado’ de Michael Jackson. Não, não é desse legado que aquele documentário do Multishow ou o tributo dos programas de TV comentou sobre. Aquele citado na mídia é apenas uma ponte para que fiéis fãs revelem seu verdadeiro legado. O de paz mundial.